quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Desfile Sá.Maria

O desfile da Sá.Maria realizado dia 25/09/10 (sábado) no Auditório da Faculdade Senac PE, foi deslumbrante,tenho que confessar que a coleção "Tempos de Sonhos" estava perfeita!! Os responsáveis por esta coleção são os estilistas Fábio Alves, João Luis Battista e Otávio Azevedo , este mesmo belo desfile que tivemos a oportunidade de conhecer na Faculdade Senac foram estreados no Dragão Fashion Brasil em 2010,evento que aconteceu no mês de Abril deste ano na Capital Cearense.

A ideia da criação, segundo o site Finissímo.com*; onde se percebe o Caos e os elementos Terra, água, fogo e ar foram através destes elementos que buscaram como palhetas de cores o verde, azul, preto e marrom,a inspiração para esta coleção foi o artista plástico Pernambucano Francisco Brennand para compor suas formas.

Meu palpite é que os estilistas estão de parabéns por mostrar algo inovador no desfile, diferente do que estamos acostumados a ver da cultura regional, não quero discriminar a moda regional, pelo contrário,apenas dizer que eles conseguiram mostrar a nossa cultura de outra forma, e isso é um diferencial no mundo fashion!

Quem tiver a curiosidade de saber mais sobre o famoso artista plástico é só entrar no site da Oficcina de Brennand vale a pena e o seu castelo-museu é um espetáculo de sonhos, segue o site:http://www.brennand.com.br/

Segue as fotos do Desfile da Sá.Maria.
(Fotos by Mariama da Mata)


Os Estilistas: João Luis Battista , Otávio Azevedo e Fábio Alves(by Barbara Oliveira)


O making-off do desfile postarei na próxima edição aguardem!!


* http://finissimo.com.br/dragao/2010/2010/04/27/desfile-sa-maria/

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Café Cultural- Palestra: " A Moda como Reflexos dos costumes- do pós-guerra ao séc. XXI


Dia 30 de Setembro de 2010(quinta-feira) vai ter palestra na Aliança Francesa do Recife – Unidade Derby (Auditório André Malraux) situada n aRua Amaro Bezerra -Derby-Recife/PE, às 19h:30, sobre o tema "A Moda como reflexos dos costumes-do pós-guerra ao séc XXI ".

Como palestrante Dario Brito( Jornalista,MBA em moda e design e professor de moda do Senac/PE e de Jornalismo da Unicap). Como debatedores estara a Danielle Simões(Design,Mestre e Doutoranda em Design e Professora de moda e design da FBV) ; Andrea Meira Lins(Executiva da Maria Bonita Extra,Maria Bonitinha Extra e Patalu) e Eduardo Maciel(Pesquisador de moda do SEBRAE/PE). Na mediação do Encontro,Alexandre Mesquita(Professor de moda e arquiteto)





A entrada é franca !!
Então, está esperando o que??
Corra!!



Temos encontro marcado, até lá!! Abraços!!


Indicação de Livros de Desenhos de Moda.

Gente, primeiramente perdão pela demora, mas sempre tem algum motivo o corre-corre e provas da faculdade e ainda por cima um danado do vírus fez um favor de se instalar no meu PC, mas já que está tudo ok, vamos lá.

Hoje posto minhas indicações sobre livros para desenhos de moda devido a pedidos de dicas de alguns amadores de moda, portanto aviso que não estou fazendo propaganda, apenas indicando materiais que considero muito bons, pois foram livros que usei na minha faculdade para aprender a fazer os croquis e que ainda uso, tenho certeza que vai ajudar aos iniciantes e aos que estão ainda com dificuldades em aperfeiçoar mais nos detalhes dos desenhos. E claro aos amadores da moda.






Desenho para Designers de Moda
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 192
Editor: Editorial Estampa


Sinopse:

A obra Desenho para Designers de Moda apresenta as técnicas de desenho necessárias aos novos designers para satisfazer as exigências do processo da criação e desenho de roupa. O desenho da figura humana e as diferentes técnicas de ilustração constituem um aspecto fundamental do processo criativo e não foram esquecidos. Depois da apresentação dos instrumentos, materiais, meios gráficos e de alguns conceitos básicos sobre o desenho, são apresentados truques e técnicas para a fácil resolução do desenho de figurinos de maneira a que o criativo possa encontrar o seu próprio estilo e aprender a realizar com precisão os desenhos técnicos destinados ao atelier de confecção. (Fonte: http://www.wook.pt/ficha/desenho-para-designers-de-moda/a/id/200454/filter/)


Esse eu recomendo para quem tem interesse em aprender a desenhar os croquis de moda e técnicas de pintura como: lápis de cor, aquarela,guache e outras e até mesmo ter uma noção de textura. Ele é bem completo,pois tem várias dicas de como desenhar e quais os tipos de lápis que se usa para aperfeiçoar nos desenhos. É um livro que tem em Português e em Espanhol.



DIBUJOS DE FIGURINES
Autor: Drudi, Elisabetta e Paci, Taziana
BY PEPIN PRESS



Sipnose: Los figurines de moda constituyen el modo esencial de visualizar ideas y conceptos en el diseño de moda y de vestuario. Para representar de una forma precisa lo que tiene en mente, un diseñador debe poseer un dominio absoluto de la técnica del dibujo de figurines, en la que el realismo y la exactitud en las proporciones son valores fundamentales. Mediante la estilizacion y la exageración, aspectos que centram la atención hacia ciertos elementos de los figurines, estos adquieren garbo y personalidad. 'Dibujo de figurines para el diseño de moda' ofrece un método conciso para adquirir y perfeccionar esta técnica basándose en la figura femenina. (Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=617112&sid=1121121661292742037527253&k5=2F5C4E39&uid=)



Já este livro é mais voltado para desenhos artísticos ou seja croquis com mais detalhes e bem próximo do corpo real. Só encontramos em Espanhol e Inglês.

Descubra qual seu gosto e escolha o melhor livro para você.

Onde encontrar?

http://www.livrariacultura.com.br
http://www.livrariasaraiva.com.br


Abraços..

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

7º Coloquio de Moda -Paraná



Gente o 6º Colóquio de Moda foi muito bom é realmente muito rico e construtivo aprendemos muita coisa nova e debatemos sobre o que não concordamos é uma oportunidade única, vale muito a pena ir e adquirir os conhecimentos por meio deste grande congresso. Não temos ideia de como no outro lado no mundo se pensa sobre a moda e nem muito menos o que eles fazem lá fora, com esse encontro somos capaz de abrirmos o leque de conhecimentos e trocarmos ideias .


Agora temos que nos preparar para 2011, pois o 7º Colóquio será no Paraná(uiii friozinho rsss), o período ainda não foi divulgado,mas acredito que seja entre Julho à Setembro de 2011 , agora é ficarmos ligados!!

Como não tive tempo para postar as novidades do colóquio,vou começar a organizar para postar algo do evento para quem não conhece ter mais o menos uma ideia de como vale a pena participar.

Abraços e espero que em 2011 possamos nos encontrar ;) !!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

6º Colóquio de Moda- São Paulo-SP


Gente essa semana estarei no maior Congresso Científico de Moda no Brasil, que é o Colóquio de Moda esta será a 6 ª Edição, o evento começa em 12 de setembro e vai até 15 de Setembro e ainda dia 16/09 tem o V Fórum das Escolas de Moda , como é minha primeira vez ,espero trazer mais novidades para vocês.

Para que não conhece, o Colóquio de Moda apresenta como espaço de Intercâmbio acadêmico entre estudantes e pesquisadores de vários programas de Graduação e Pós-Graduação. Este evento acontece anualmente desde 2005. Em 2009 ocorreu na Faculdade de Boa Viagem(FBV) -Recife/PE e esse ano será em São Paulo na Universidade Anhembi Morumbi.

Quem não teve a oportunidade de ir esse ano, não tem problema é só começar a se organizar e juntar sua graninha para ir em 2011 e ficar atento ao período da inscrição que pode começar mais ou menos do período de Julho à Agosto, ao saber deste evento perguntei a muitos professores sobre se valia a pena participar e me falaram que é muito construtivo ir a um congresso como esse. Além disso você recebe o certificado de participação que pesa muito em curriculum. E sem falar que você vai aprender muita coisa nova e adquirir novas experiências interagindo com as pessoas que trabalham , estudam e são pesquisadores desse ramo que vem crescendo cada vez mais que é a MODA.

Então quem for ao 6º Colóquio, nos encontraremos lá e para quem não for, nos veremos no 7º Colóquio de Moda. Se organizem ;)

E claro não deixem de visitar o site:
http://www.coloquiodemoda.com.br/

Abraços!!

Mariama da Mata






quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Belo Vestido Vermelho e o Belo estranho dia para se ter alegria!

Isabela Capeto e Roberta Sá, o que tem em comum? São duas grandes mulheres que conseguem criar um Mix da música com os belos vestidos . Você deve esta se perguntando o que a música tem a haver com a moda? Eu diria que tudo, afinal ambas são expressões de artes!

Sem a música não existiria belos vestidos, em vice e versa , é através dessa mistura que conseguimos obter o que chamamos de criatividade!!

Fonte da foto:http://www.96fm.com.br/simonesilva





Para quem conhece bem o DVD gravado em 2007 "Que belo estranho dia pra se ter alegria" da Cantora Potiguar podemos ver bem isso, o vestido assinado pela Estilista fez um sucesso em tanto um belo vestido vermelho que se transforma desde um longo até um curto, acompanhando o ritmo da musicalidade. Quem diria a cantora da mais nova geração da música popular brasileira surgido no século 21 ter uma madrinha como Capeto.

Segundo em entrevista a revista S.A.X edição 15, (na qual tive a ideia para falar aqui sobre essas duas artistas talentosas, apesar de ser também muito fã de ambas!) , a cantora mostra que é amadora de modismo, mas não fica presa somente a isso, ela fala que " adora também comprar bijouterias de prata do Homero no Baixo Gávea, um cara que faz uma peregrinação pelos bares de lá" .

E ainda diz "Palco é teatro",referindo-se ás roupas mais extravagantes que usa quando se apresenta. E tenho que concorda , pois como tive a oportunidade de ir a um show dela na Cidade Natal/RN, o vestido realmente é um espetáculo a sua voz nem se fala.

A Sá e o Trio Madeira Brasil , lançou em agosto um disco novo "Quando o canto é Reza " e está maravilhoso!!

Isabela Capeto é uma estilista Carioca, formada pela Academia di Moda em Florença, em 2003 inaugurou ateliê próprio e é muito bem reconhecida pela mídia Internacional e no Brasil além de fazer lindas peças para adultos, lançou recentemente para C&A uma coleção infantil e participou no ultimo SPFW e fashion Rio.

Quem quiser ver mais as coleções da estilista segue o site:
http://www.isabelacapeto.com.br/

Coloco aqui algumas fotos do Belo Vestido Vermelho da Estilista Carioca, que achei em vários sites para mostrar as transformações que pude ver no show e fiquei encantada!!

Fonte da Foto: http://www.sosamba.com.br/pagina.php?id_pagina=5069
















Fonte da Foto:http://kooltureteviciada.wordpress.com/tag/roberta-sa/































quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Reflexão sobre o mercado do mundo Fashion...


Fonte daFoto: http://erikatheo.blogspot.com/


Hoje parei para pensar o que as novelas, Escrito nas Estrelas; Ti-Ti-Ti e Passione tem em comum no mundo da moda? Ambas estão focalizando no profissionalismo do Estilista como está sendo bem representados pelos personagens como Jacques Leclair(Alexandre Borges),a Mônica ( Isabela Meirelles) e a Melina(Mayana Moura).

E me fez refletir que isso é um bom sinal de que a moda vai muito bem e principalmente no Brasil que ultimamente está sendo reconhecido mundialmente nesse ramo e os brasileiros estão cada vez mais consumindo a moda .

Como isso me intrigou em saber mais sobre o mercado do Designer de Moda por ser estudante dessa área tenho lido muito ultimamente em jornais e revistas que também está havendo o crescimento de indústrias têxteis no Brasil como exemplo uso no caso o Estado de Pernambuco, o município de Santa Cruz do Capibaribe que segundo a revista Carta Capital(7 de Julho de 2010) "por se a cidade de tradição no setor de confecção há 38 anos que começou com um pequeno fabricante de colchas de retalhos em 2007, ganhou um gigantesco centro de exposição com 900 lojistas,reputado como a maior da América Latina. A secretaria da Industria e Comércio do Município estima hoje em 10 mil fábricas registradas que vendem seu produtos para comerciantes de todo País."

Acho que é Mais um motivo para acreditar que existe mercado para quem quer estudar Design de Moda. E pelo jeito as portas estão abertas o que falta são profissionais para por em prática, como diz meu professor de Tecnologia Têxtil. Inclusive as faculdades do curso de Design de Moda estão crescendo, mas estão precisando de mais professores.

Sei que nós alunos temos que correr atrás, mas acredito que seria importante termos mais orientações dos professores e profissionais, para que tenhamos uma base de como funciona esse mercado fashion, através de outros meios, além da sala de aula ,como palestras e eventos pois só assim seremos profissionais bem qualificados e informados e saberemos como coloborar com este crescimento.

Será que estou errada?

Parece que hoje acordei meio pensativa rss....


Abraços.