segunda-feira, 19 de abril de 2010

O luxuoso Bicho-da- Seda !!

Bom hoje eu e minhas colegas da faculdade de moda tivemos uma aula super interessante, sobre o processo do fio da seda: desde o bicho-da-seda até a finalização no tecido e gostaria de retribuir o que aprendi sobre esse processo.

Tecido:

O tecido de seda é conhecido pela sua maciez, brilho, beleza e luxuosa aparência. É um dos tecidos mais caros e que oferece ao seu usuário conforto em qualquer estação do ano. É o tecido natural mais vendido em todo o mundo.

Bicho- da -Seda:

De acordo com a Wikipédia, o Bicho-da-seda é a larva de uma espécie de mariposa (Bombyx mori) usada na produção de fios de seda. Este inseto é nativo do Norte da China mas encontra-se atualmente distribuído por todo o mundo em quintas de produção de seda, denominada sericultura.

O bicho-da-seda alimenta-se de folhas, preferencialmente de Amoreira mas também de folhas de alfaçe ou ainda ração, ao longo de toda a sua fase de vida larvar. Ao fim de um período de pouco mais de um mês, a lagarta torna-se amarelada e começa a segregar um casulo onde se dará a metamorfose para o estado adulto. É esse casulo que serve de fonte para a seda.


Segue abaixo o vídeo sobre o processo da Seda que tive na aula.Espero que gostem:

Parte1


Parte2

Nenhum comentário:

Postar um comentário